A EDUCAÇÃO NO COLÉGIO BATISTA DA PRIMEIRA

O Colégio Batista da Primeira tem em sua proposta de ensino favorecer a formação e o desenvolvimento integral do educando.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO COLÉGIO BATISTA DA PRIMEIRA

O Colégio Batista da Primeira tem como filosofia educativa os princípios cristãos que buscam uma educação integrada, que desenvolva o ser humano em seus aspectos afetivos, cognitivos, físicos e espirituais. Promovemos nos educando, por meio de nossa ação pedagógica, uma consciência crítica que os leve a se inserir no processo de desenvolvimento da sociedade, analisando e avaliando o patrimônio cultural da humanidade, tendo em conta o contexto social atual em que vivemos, e o momento histórico que atravessamos, como também projetando a construção do futuro pela ação refletida do homem.

Fundamentados nestes princípios, o Colégio Batista da Primeira entende que:

• Educação integral implica o desenvolvimento intelectual, afetivo, físico, social, moral, ético e espiritual, conduzindo o ser humano a um crescimento como “sujeito” e “cidadão”, capaz de exercer conscientemente a sua cidadania.

• Educação é um processo de transformação constante, que se dá em função das necessidades de auto-realização e implica, por meio de uma atitude positiva e pautada no amor, reavaliação contínua e crítica das práticas dos sujeitos envolvidos e do tempo presente, levando a uma auto- análise e a tomadas de decisões cada vez mais conscientes.

• A prática educativa pelos educandos e educadores do Colégio Batista da Primeira é garantida de modo mais coerente e eficaz por meio de experiências significativas que favoreçam a reflexão e o domínio do acervo histórico, cultural e científico da sociedade.

• Na educação deve operar a informação, a formação e a transformação da pessoa.

• O educador, o processo educativo, é o líder que foi chamado para interagir com o aluno. Sua ação é de mediação intencional para o processo de aprendizagem do aluno.

• O educador é um eterno aprendiz que tem atitude humilde e de busca diante do desconhecido.

FUNDAMENTOS DIDÁTICOS – PEDAGÓGICOS

Para cumprir sua missão de oferecer aos alunos conhecimentos socialmente construídos e acumulados e assim inserir a criança na sociedade para que ela atue como cidadão ético, responsável e com base em valores cristãos, a escola desenvolve seu trabalho sobre três grandes pilares: aluno, professor e metodologia. A forma de estes três elementos interagirem está fundamentada na filosofia da escola e nos objetivos declarados.

O ALUNO

No Colégio Batista da Primeira, as características estruturais próprias do desenvolvimento do aluno são respeitadas de maneira que o ambiente físico, emocional e cognitivo seja adequado a cada fase do desenvolvimento. Contudo, o aluno é sempre estimulado e desafiado a ter um papel ativo e autônomo na sua aprendizagem. O aluno é considerado em seus aspectos cognitivos, afetivos, físicos e espirituais.

O PROFESSOR

O educador, no Colégio Batista da Primeira é um dos agentes mediadores do processo ensino-aprendizagem. É um mediador com intenções claras para o trabalho. Ele é modelo e líder do processo de aprendizagem. Com suas intervenções sugeridas e planejadas no trabalho diário, o educador contribui para o fortalecimento de funções ainda não consolidadas ou para a abertura de zonas de desenvolvimento proximal (distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas ainda não foi atingido), intervém para levar os educandos a atingirem objetivos previstos nos planejamentos de cada série, desenvolvendo estratégias adequadas para assegurar a concretização dos conteúdos selecionados, favorecendo o desenvolvimento pleno do aluno. Para tanto, ele conhece as fases de desenvolvimento do aluno, conhece bem as formas de promover o desenvolvimento e planeja sistematicamente sua ação, bem como domina sua área de conhecimento e seleciona os conteúdos essenciais para serem aprendidos. O professor, como profissional intelectual, prioriza a busca constante e a cientificidade do saber. Transforma as informações em saberes e os conteúdos em instrumentos.

Cotidianamente, bem como de forma sistemática ao longo do ano, o educador do Colégio Batista da Primeira avalia seu trabalho e planeja sua ação visando sempre maior aprendizagem para o aluno.

Na construção compartilha do conhecimento, a abertura de zonas de desenvolvimento proximal não acontece somente com o aluno. O educador também aprende, amplia seus saberes, cria novas zonas de desenvolvimento proximal, pois este também lida com as constantes reflexões e aumento de consciência.

A METODOLOGIA

Utilizamos uma metodologia que é o reflexo dessa visão educacional. Favorecemos o posicionar-se criticamente, oportunizamos a troca de experiências, o confronto de pontos divergentes, o dividir tarefas coletivamente. A mediação da aprendizagem e do desenvolvimento é feita por meio de propostas desafiadoras nas quais os alunos, utilizando as propostas apresentadas pelo professor ou criando propostas a partir da orientação do professor, participam de atividades individuais, em duplas e grupos.

As experiências de aprendizagem devem proporcionar ao professor a visão do nível de desenvolvimento do aluno e do quanto ele precisa de colaboração para que realize suas produções de modo independente. Durante esse processo, o professor além de avaliar o seu próprio trabalho, avalia o nível das atividades propostas, o quanto a sua relação com os alunos facilita ou dificulta esse processo, o nível de desenvolvimento real do aluno (por meio de sua produção individual) bem como o seu nível de desenvolvimento proximal (onde ainda necessita de ajuda).

Um trabalho dessa natureza exige diálogo constante entre o aluno e entre este educador. Vigotsky diz que “a linguagem é a ferramenta psicológica mais importante”. É que, por meio dela, é possível ter uma perspectiva do aluno, favorecendo um trabalho que proporcione o desenvolvimento de aprendizagens ainda não consolidadas. O educador, em interação com o aluno, verifica a compreensão que o aluno teve da linguagem por ele utilizada e pode ampliar a linguagem do aluno. Quanto mais se enriquece a linguagem do aluno (verbal, artística) mais se amplia a consciência desse aluno, que é o alvo da educação.

Gostou de nossa proposta pedagógica?

Traga seu filho para estudar conosco

Colégio Batista da Primeira, sempre favorecendo a formação e o desenvolvimento integral do aluno.